Artesanatos inesperados

Fui na casa de uma amiga que é professora de artesanatos. Ela me fez um convite para uma de suas aulas.
Aprendi fazer croche de grampo. Nem crochê eu sabia mas treinei, insisti e logo fiz meu primeiro cachecol com a nova técnica.
Gostei, comprei mais um pouco de lâ, fiz 5 peças e levei na feira de artesanatos da praça João Mendes. Esta feira foi uma edição especial de 2008.
Vendi tudo, foi um sucesso. Ninguém conhecia o trabalho e chamou muita atenção. Me empolguei e comprei mais lã.
Aí eu já tinha um propósito, engordar a poupança do meu noivado. Uma amiga vendeu também, eu vendi na rua entrando nos comércios e vendendo para os funcionários.
Foi uma experiência muito legal. Esse ano já estou fazendo mais cachecois para minha poupança. Um artesanato que não imaginava que seria tão legal de fazer e vender.

Aprendi essa tecnica com a professora Helena Campos. Para entrar em contato com ela acesse a página

comentários

  1. Iara Jacomeli Pinheiro disse:
    29 de Julho de 2009 @ 11:09   Adoraria ver teus trabalhinhos.
    Abração.
    Iara – POA/RS
  2. Flavia Menegatto disse:
    10 de Maio de 2010 @ 12:30   Oi, queria aprender mais sobre essa tecnica de croche de grampo, mas o link esta quebrado, pode me passar o contato dela?
    gostei muito do seu site. obrigada pelas dicas!
    grande beijo!

    Flavia

  3. admin disse:
    20 de Setembro de 2010 @ 10:44   Obrigada pelo aviso.

    link consertado e postado também aqui http://www.soartesanato.com/paginas/galeria.html

    localize a artesã Helena Campos.

    fiz alguns cachecois que estão na loja virtual, pode acessar em http://www.bijuearte.com/lojav/cachecol/cachecol.html

Talentos

Uma das ótimas lembranças que tenho sobre artesanato foi o curso de bonecas de pano que minha mãe fez. Eu tinha uns 5 ou 6 anos de idade.
Ela me esplicou que ia no curso e que me levaria também. Falou para eu prestar atenção em como fazer as bonecas porque se ela esquecesse eu quem iria lembrar para ajudá-la.
Lembro direitinho das aulas e das bonecas. Uma mais bonita que a outra. Eram muitos moldes, tecidos, cabelos, olhos e boquinhas que formavam um quebra-cabeças incrivel.
A mãe vendeu muita boneca e eu me diverti muito com ela. Passávamos as tardes juntas e eu fui aprendendo com ela.
E parece que não acabou. Continuo passando as tardes com a mãe fazendo artesanato, conversando, rindo, e unidas cada vez mais.

Juliana de Jesus

To enjoada

Se todo dia você faz a mesma coisa, enjoa mesmo. A novidade renova o ânimo e traz alegria ao seu dia.
Navegando na internet li em uma página um título assim: “A importancia de fazer coleções”. Nem lí o resto da matéria, eu já tinha entendido tudo.
O artesão precisa sempre criar coisas novas. Precisa ter novidade para cativar o seu cliente. Não digo que quem faz crochê deva fazer origami como novidade, não. Quero dizer novidade dentro do seu estilo. Por exemplo: quem trabalha fazendo crochê e faz apenas toalha de mesa fica muito restrito o seu trabalho. Pode fazer também o jogo americano e até o suporte para guardanapos. E para os mais ousados, que tal as cortinas?
As novidades vão trazer novidades para o seu dia. Você também vai atingir um número maior de interessados pelo seu trabalho. E divirta-se, a final, você faz artesanato porque gosta.

 

Uma dica especial

Não adianta, feira de artesanatos é a preferencia de vocês. Todos fazem alguma coisa e querem uma oportunidade.
Dificilmente eu vou nas feiras, é a Maura (mãe) que participa. Eu estou sempre no ateliê dando os cursos, respondendo os e-mails e desenvolvendo os sites.
Em janeiro dei bastante aulas. A maioria dos alunos querem vender as suas criações. E a dúvida é sempre a mesma: como que eu começo?
Essa dica serve para todos. Comecem pelo começo. Tudo que é grande, começou pequeno. Faça seu produto e ofereça. Mas se quer trabalhar e levar seu artesanato a sério, trabalhe todo dia e ofereça todo dia.
Ah! mas não é assim fácil. Eu sei que não é. Mas você tem que estar determinado a fazer sua atividade dar certo! Vou sugerir uma meta: Para cada não que você receber, ofereça para mais duas pessoas.
Seja onde for que você está vendendo, feira na praça, clube, gremio de firma, empresas de conhecidos, insista até o fim. Esta é a dica de hoje.

  1. Ibe kimas disse:
    26 de Abril de 2010 @ 22:08   Ola,juliana,gostei muito das suas dicas,sou artesão,por isso dou muito valor ao meu trabalho,
    todo dia é dia,as dificultades estâo aí,por isso não podemos desanimar.fica com deus.
    se puder de uma olhadinha no site acima,tem novidades.ok
  2. koisa minha artesanato disse:
    13 de Junho de 2010 @ 13:52   ola! juliana amei sua dica principalmente para quem esta começando com eu fortaleçe mais ainda obrigada muito sucesso e felicida a voce e famlia bjs! fernanda

Por essa eu não esperava

Hoje eu não ia escrever e nem andava com vontade de escrever nesse blog.
É isso mesmo, andava desanimada com o projeto Só Artesanato principalmente pela minha falta de tempo e de idéias.
Outra coisa que andava me incomodando é a quantidade de spans que tenho recebido. Mas o que me deixa realmente nervosa são os sites que mascaram seus próprios e-mails com meus domínios, tanto o Só Artesanato quanto com a Biju e Arte. O pior é que não consigo fazer nada para solucionar o inconveniente.
O que me fez mudar de idéia e escrever novamente no blog foi um dos comentários que recebi dizendo que a leitora fez uma pesquisa no google sobre feiras de artesanato e encontrou o blog. Eu refiz a pesquisa e descobri que a postagem “feiras de artesanato” é a segunda colocada no Google.
Fiquei muito contente com essa posição e devo agradecer a vocês por isso. Vejo também o interesse no assunto e a falta de informação na internet sobre o mesmo.
O ano passado foi muito atarefado para mim, foi um ano de mudanças. 2009 promete ser mais calmo, isto é, mais condição para eu desenvolver o projeto Só Artesanato.
Estou contando com todos vocês, sugestões, idéias, e críticas serão bém-vindas.

comentários:

  1. panos ao vento disse:
    3 de Fevereiro de 2009 @ 17:21   Olá Juliana!

    Umas das formas de evitar o spam é por exemplo, ao divulgar o e-mail num site ou num blog, colocar:

    xpto arroba gmail.com ou então, não deixar o e-mail como um link e sim como uma imagem, assim não dá para seleccionar e copiar.

    Espero ter ajudado!

  2. admin disse:
    6 de Fevereiro de 2009 @ 13:45   Panos ao vento,
    obrigada pela ajuda. Até que os spans da pra driblar. O que não consigo resolver mesmo são terceiros usando meu domínio para enviar mensagens.

    Se alguém tiver alguma solução será de grande ajuda.