Saúde mental

Existem os que trabalham demais, existem os que pensam demais e a cabeça vai ficando cada vez mais cheia… será que explode?

Uma vida agitada, problemas e frustrações podem levar a pessoa a “misturar as bolas”. No ateliê Biju e Arte www.bijuearte.com já atendemos pessoas procurando o artesanato como terapia. Pessoas com vida agitada como médicos e outros da área da saúde, anoréxicos, depressivos, alguns ainda acompanhados de terapeuta.

Uma amiga que teve depressão se internou numa clínica e lá aprendeu fazer sabonetes. Ela me deu uma cesta com sabonetes de maracujá, foi muito legal além dela estar melhor.

Ontem mesmo, eu estava cansada e não queria voltar para o computador e cuidar dos sites, estava cansada não fisicamente mas mentalmente, já tinha pensado em muitas coisas… e fui fazer algo que a anos não fazia: tricô. Arrumei um novelo de lã e começei fazer um gorrinho para mim. Acho que fiquei umas 3 horas no sofá com a tv ligada e fazendo meu gorrinho. Claro que não terminei, não sou das mais rápidas, rsrsrsrsrs, mas foi tão bom, relaxei.

  • Solange disse:
    6 de Janeiro de 2008 @ 16:01   Ensino artesanto a pessoas com transtorno mental, quando chegaram para participar das oficinas, eram pessoas sem expressão, apenas um olhar cheio de perguntas sem respostas. minha proposta sempre foi trabalhar o bonito camufrado entre remédios, médicos e familiares. Depois da escolha que faziam ao conhecer o leque de atividades. A cada encontro o senbrante é diferente, colares, brincos e roupas diferentes, expressões de quem estava acreditando que é capaz de fazer entre outras coisas que só vivenciando é que consegue expor. É gratificante todo esse acontecimento.

Um quadro de grãos

Na sala de casa tinha um quadro feito pela minha mãe. Tinha 60 cm x 40 cm mais ou menos, ela mesma fez o desenho, 3 montanhas e 3 moinhos de vento.
O quadro era um pedaço de madeira prensada e o desenho foi preenchido com grãos. O que mais me impressionava era que todo o contorno do desenho era de grãos de arroz.
Não precisava dizer que os grãos eram colocados um a um, era notório devido a posição que eles ocupavam. A pouco tempo minha mãe comentou do quadro com alguém e dizia que usava pinça para posicionar os grãos.
Mas o final do quadro não foi bom. Depois de terminar o trabalho ela colocou o quadro no sol, passou verniz mas, pegou broca. Dava pra ver os buraquinhos no quadro.
Ela ficou muito triste por jogá-lo no lixo. Tentou recuperá-lo de várias formas mas não conseguiu. Não me lembro dela fazer denovo um trabalho semelhante a este.

comentários:

  • Juliana disse:
    11 de Dezembro de 2007 @ 11:33   Será que há alguma substancia que pode passar na peça para evitar a broca, seja em pecças com madeiras, grãos e fios naturais.
    Quem puder enviar sugestões e dicas seria interessante.?!!

 

Iniciação

Sabe, eu pensava que a mãe de todo mundo fizesse atesanato. Minha mãe fazia tanta coisa , trico, crochet, tapeçaria, costura, bordado… Minha avó estava sempre fazendo crochet, minha tia trico , outra tia pintura … estar no meio do artesanato era normal para mim.
Nessa época nem pensava em gerar renda com o artesanato, era feito por prazer. A influência era tão grande que meu pai , depois de se aposentar , aprendeu algumas coisas.
O meu primeiro artesanato foi tricô com cinco anos . Foi o recurso da minha mãe para parar minha choradeira, queria brincar com uma amiguinha que não estava em casa e assim abri o berreiro (sou filha única). Para me distrair ela ensinou tricô e sabe, eu consegui fazer, só ponto trico, hehehe.
Essa foi minha iniciação no artesanato.

comentários:

  1. MARIA HELENA BRAGA REIS disse:
    27 de Junho de 2008 @ 09:32   Meu nome é Maria Helena, sou iniciante.Gostaria de aprender fazer golas e cavas.
  2. Maria de Fatima Lima disse:
    28 de Abril de 2009 @ 14:05   Estou iniciando com artesanato, faço chinelos com pedrarias e tbm iniciei em bijuterias, adoro que faço. Mas estou um tanto perdida como oferecer meus trabalhos no mercado.
    Atenciosamente grata.
  3. soraya disse:
    15 de Maio de 2009 @ 12:50   gostaria de saber como se chamam os pontos do tricot e como fazer golas circulares

Apresentação

Aos artesãos que já conheço e aos novos que acessam nossa nova página, sejam bém vindos. Mais um pedacinho do Projeto Só Artesanato ai acontecendo… e estou muito animada vendo o trabalho fluir e as respostas de vocês.

Como a maioria sabe, é impossivel que esse projeto exista sem a colaboração dos artesãos, então novamente, a porta está aberta para todos, aguardo sugestões, idéias, críticas e postagens.

Quero que o blog seja mais um sofazão para discutirmos e falarmos de artesanato.

e, claro, hehehe, SUCESSO PARA TODOS!!!

Juliana